São Gotardo participou de uma importante corrente de solidariedade no dia 22 de agosto, com a realização da Campanha de Doação Voluntária de Sangue. A iniciativa reuniu a Secretaria Municipal de Saúde, o Hemocentro de Patos de Minas – Fundação Hemominas, o Lions Clube São Gotardo e a comunidade em uma ação voltada à doação e à conscientização sobre a importância desse gesto.
Ao todo, 70 pessoas compareceram ao local da coleta. Após a avaliação médica, 63 participantes foram considerados aptos e realizaram a doação de sangue. A campanha também possibilitou 26 novos cadastros no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
A mobilização reforça a importância da doação voluntária para a manutenção dos estoques de sangue e para o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões em diferentes situações de saúde. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, ampliando o impacto de cada gesto de solidariedade.
Além das doações realizadas, a campanha também foi uma oportunidade para levar informação à população sobre a necessidade permanente de novos doadores e sobre a importância de manter uma rede ativa de solidariedade.
A Fundação Hemominas agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Gotardo e do Lions Clube São Gotardo na preparação e realização da campanha, destacando também a importância da mobilização para divulgar a necessidade da doação voluntária de sangue.
A Prefeitura de São Gotardo agradece a todos os doadores, profissionais, parceiros e cidadãos que participaram da ação e contribuíram para o sucesso da campanha.
Cada doação representa um gesto de solidariedade e pode significar uma nova chance para quem precisa.