SISTEMA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE - SISMAM

São Gotardo/MG



PERGUNTAS FREQUENTES


Quais as modalidades de intervenções ambientais o SISMAM pode analisar e aprovar?

O SISMAM tem competência para analisar e aprovar os seguintes processos de intervenção ambiental:

Como proceder caso haja necessidade de realizar a supressão de vegetação nativa ou plantada juntamente com o processo de Licenciamento Ambiental?

Quando houver necessidade, o processo de supressão de vegetação nativa ou plantada correrá juntamente com o processo de Licenciamento Ambiental do empreendimento. Isso deve ser indicado em campo específico no Formulário de Caracterização do Empreendimento – FCE.

Posso protocolar um processo de intervenção ambiental em área rural que não esteja vinculado a um processo de Licenciamento Ambiental?

Não.

Como iniciar um processo de intervenção ambiental em área urbana?

Para iniciar o processo de intervenção ambiental em área urbana deve ser acessada a aba Supressão de Vegetação > Documentos de Referência. Em seguida, realizar o download do documento Requerimento para Supressão de Vegetação Nativa ou Corte de Árvores Isoladas - Área Urbana e preencher esse documento. Em seguida protocola-lo na Secretaria de Meio Ambiente.

Como solicitar autorização para corte ou poda de uma árvore?

Para solicitar autorização para corte ou poda de uma árvore você deve se encaminhar até a Secretaria de Meio Ambiente e apresentar a demanda.

Os processos de intervenção ambiental geram custos?

Sim, todos os processos de intervenção ambiental correm mediante pagamento de taxas específicas para cada situação.